EDP diz ter "muito mais clareza" sobre renováveis nos EUA e redes ibéricas
Novo plano estratégico 2026-2028 da elétrica portuguesa prevê um investimento de cerca de 12.000 milhões de euros.
O presidente executivo da EDP afirmou esta quinta-feira que o grupo entra no novo ciclo estratégico 2026-2028 com "muito mais clareza" sobre as principais áreas de atividade, nomeadamente as renováveis nos EUA e as redes de distribuição em Portugal e Espanha.
"A EDP tem muito mais clareza sobre as energias renováveis nos EUA, sobre a geração flexível e o seu valor estrutural, e muito mais clareza sobre o quadro de distribuição em Portugal e também em Espanha", afirmou o gestor, durante a apresentação do plano estratégico aos analistas, em Londres.
Segundo Miguel Stilwell d'Andrade, durante os primeiros meses do ano "houve muitas incertezas" sobre o que aconteceria às energias renováveis nos EUA e "qual seria o quadro regulamentar para a distribuição em Portugal e Espanha".
Entre as diversas ordens executivas implementadas desde que Donald Trump tomou posse, no início do ano, assinou uma que gerou dúvidas sobre o impacto direto no investimento em projetos eólicos em terra ('onshore') e no mar ('offshore'), uma vez que iria dificultar o acesso a terrenos para desenvolver novas centrais para produção de energia através do vento.
Agora, com "maior visibilidade" sobre estas variáveis, a EDP considera ter "as condições para realmente falar de forma credível sobre o que vê para 2028, mas também sobre as tendências que observa para os próximos dois anos", referiu o responsável, destacando o forte aumento da procura de eletricidade com a construção de novos centros de dados ('data centers').
De acordo com os dados operacionais de 2024, o grupo tem uma capacidade instalada nos EUA, através do seu braço para as energias limpas, a EDP Renováveis, de 8.422 Megawatts (MW), dos quais 5.938 MW de eólica 'onshore' e 2.484 MW de solar.
O mercado norte-americano pesou 55% do total da produção de energias renováveis do grupo no ano passado, seguido pela Europa com 32%, a América do Sul com 9% e a Ásia Pacífico com 4%.
O novo plano estratégico 2026-2028 da elétrica portuguesa prevê um investimento de cerca de 12.000 milhões de euros entre 2026 e 2028, concentrado nas energias renováveis e nas redes elétricas, com 60% do esforço de investimento da EDP Renováveis a ser realizado nos Estados Unidos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt