Elon Musk ganha tanto quanto Portugal produz em dois anos e meio

Magnata dos carros elétricos garante encaixe histórico na próxima década. Só com o que vai receber em 2026 poderia pagar três anos de pensões.

08 de novembro de 2025 às 01:30
Elon Musk pode ganhar o equivalente a dois anos e meio do PIB de Portugal Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O presidente executivo da Tesla vai ganhar 760 mil milhões de euros nos próximos 10 anos. O plano de remunerações foi aprovado na quinta-feira pelos acionistas da gigante dos automóveis elétricos e coloca Elon Musk, que já é o mais rico de Mundo (com uma fortuna de 425 mil milhões), a um passo de se tornar o primeiro trilionário de sempre no padrão anglo-saxónico. Em português, quem supera um bilião de euros, como é o caso, ascende a bilionário.

Elon Musk ganha tanto quanto Portugal produz em dois anos e meio

Pub

O tamanho do valor que está em causa fica mais claro quando este é comparado à dimensão de Portugal. No global, o empresário vai arrecadar numa década o equivalente à riqueza produzida no País em dois anos e meio. Anualmente, o magnata encaixará 76 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de um quarto do PIB nacional (289,4 mil milhões de euros). O que se perspetiva que Musk vá receber em 2026 daria, por exemplo, para pagar metade do Orçamento do Estado (140,5 mil milhões), quatro anos da despesa prevista com Saúde (17 mil milhões), três anos de pensões (25 mil milhões) e três anos de ordenados na Função Pública (25 mil milhões). Em janeiro, o salário mínimo sobe para 920, o que se traduz num rendimento anual de 12 880 euros, incluindo subsídios de férias e de Natal. No mesmo período, o patrão da Tesla, de 54 anos, vai ganhar quase seis milhões de vezes mais.

A remuneração total, que só se confirmará se forem cumpridos objetivos, pagaria 89 novos aeroportos de Lisboa (8,5 mil milhões), 847 pontes Vasco da Gama (897 milhões de euros) e 3 800 estádios do Braga (200 milhões), o mais caro dos que foram construídos para o Euro 2004.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar