Estado arrecada 7 milhões por hora em impostos

Impostos indiretos alavancam contas públicas.

31 de dezembro de 2025 às 01:30
Dinheiro Foto: Julia Klueva/ Getty Images/iStockphoto
Partilhar

O Estado arrecadou mais de 57 mil milhões de euros em impostos, de janeiro a novembro desde ano, o que se traduz numa receita superior a 171 milhões por dia e acima de 7 milhões por hora. Os dados foram na terça-feira revelados na síntese mensal de execução orçamental, que mostra aumento de 3515 milhões (+6,5%) no valor acumulado, por comparação com 2024.

Nas contas pesam, sobretudo, os impostos indiretos, em se destaca a subida de 2,7 mil milhões (+8,8%) no encaixe com o IVA, bem como o contributo dos combustíveis e do tabaco neste capítulo. Nos impostos diretos, o montante também cresceu, “como resultado, em parte, da redução dos reembolsos no valor de 738 milhões de euros (-21,8%)”, lê-se no documento.

Pub

No campo da despesa, a Entidade Orçamental sublinha o “efeito do pagamento de dívidas vencidas por parte do Serviço Nacional de Saúde”, bem como os maiores encargos com “meios complementares de terapêutica, diagnóstico, e outros”.

Na fatura público têm também impacto a atualização regular e extraordinária das pensões, bem como “o aumento homólogo em 0,7% do número de pensionistas do regime geral”. De resto, novembro foi o mês do ano com mais reformas, 3 156. Os que nessa altura deixaram a vida ativa passaram a receber, em média, 1 756,7 euros. Nos primeiros 11 meses de 2025, no que toca ao excedente, o Estado registou uma melhoria de 633,9 milhões para 2,8 mil milhões de euros.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar