Famílias amortizam 12 milhões por dia

Nos primeiros nove meses de 2017, foram pagos antes do prazo 3,2 mil milhões de euros de crédito para comprar casa.

11 de maio de 2018 às 01:31
Casas Foto: Direitos Reservados
preço, casas, economia, imóveis, imobiliário, País, preço Foto: Getty Images
preço, casas, economia, imóveis, imobiliário, País, preço
Banco de Portugal Foto: João Santos

1/4

Partilhar

Os portugueses estão a apostar cada vez mais no pagamento antecipado dos empréstimos bancários para compra de casa. Só nos primeiros nove meses de 2017, foram reembolsados à banca antes do prazo estipulado 3,2 mil milhões de euros em crédito à habitação, o equivalente a 12 milhões de euros por dia, segundo dados do Banco de Portugal (BdP) a que o Correio da Manhã teve acesso.

O mais recente Boletim Económico do BdP, publicado ontem, revela que a tendência para amortização antecipada do crédito total para compra de casa tem vindo a ganhar força desde 2014. A partir desse ano, os pagamentos antes do prazo previsto aumentaram significativamente, "registando valores máximos em 2017".

Pub

A opção por fazer estes reembolsos resulta apenas da decisão de quem contraiu o empréstimo, pelo que, sustenta o banco central, a subida nos últimos anos dos montantes pagos por antecipação estará relacionada com a melhoria da situação financeira dos portugueses.

Além disso, ainda segundo o BdP, parte destes reembolsos antes do prazo previsto poderá também ser explicada "com o facto de algumas famílias endividadas desejarem aproveitar a oportunidade para amortizar dívidas [mais antigas] cujos spreads – taxa de juro aplicada pelos bancos – são relativamente elevados".

Pub

Teodora aprova estratégia do Governo 

O Conselho das Finanças Públicas (CFP), liderado por Teodora Cardoso, fez saber ontem que a estratégia do Governo inscrita no Programa de Estabilidade 2018-2022 é "correta", por apostar no aproveitamento do bom momento da economia para baixar o défice e a dívida. A instituição deixa contudo alertas para o "otimismo" do Executivo quanto à arrecadação de contribuições e para os riscos da subida das despesas com pessoal e prestações sociais.

Decidiram pagar a casa aos 48 anos

Pub

Os portugueses que nos primeiros nove meses de 2017 pagaram antecipadamente as casas aos bancos, amortizando a totalidade do crédito para a compra de habitação, tinham, em média, 48 anos. No mesmo período, quem contraiu um novo empréstimo tinha, em média, 38 anos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar