Famílias gastam 9,2 mil milhões de euros em casas

Preços cresceram 17,7% no terceiro trimestre face a igual período do ano passado

24 de dezembro de 2025 às 01:30
INE divulga informações sobre as transações de habitação entre julho e setembro Foto: João Cortesão
Partilhar

As famílias investiram 9,2 mil milhões de euros em habitação no terceiro trimestre,  sobretudo comprando casas já existentes. Um investimento significativo tendo em conta que os preços cresceram 17,7%, entre julho e setembro, face ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados na terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

No total, foram transacionadas 42 481 habitações, entre julho e setembro, no valor de 10,5 mil milhões de euros, dos quais 9,2 mil milhões foram desembolsados pelas famílias para adquirir 37 507 alojamentos. O peso relativo das famílias supera 88% das transações, contabiliza o INE. No mesmo período, os compradores com domicílio fiscal fora do Território Nacional adquiriram 2 219 habitações, o que representa uma redução homóloga de 16,4%. Cidadãos da União Europeia compraram mais de metade destas casas.

Pub

Por construção, o INE concluiu que 7,8 mil milhões de euros foram gastos em habitações existentes,  um aumento de 21,1% face ao mesmo período de 2024), enquanto 2,7 mil milhões destinaram-se a adquirir casas novas, tendo-se registado igualmente um crescimento face ao período homólogo mas como muito menos expressão, ficando-se por um aumento de 3,3%.

Quanto aos preços, o INE constata que aumentaram 4,1% no terceiro trimestre face aos três meses anteriores. Por categoria, os preços dos alojamentos existentes aumentaram 4,5%, sendo que nos alojamentos novos observou-se uma taxa de variação de 2,9%.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar