Famílias investiram 15 milhões de euros por dia em certificados de aforro em 2025
Montante aplicado em certificados ultrapassou a barreira dos 40 mil milhões de euros no final do ano passado.
Os portugueses aplicaram cerca de 5,45 mil milhões de euros em certificados de aforro em 2025, o que corresponde a cerca de 15 milhões de euros por dia. As aplicações neste produto de poupança do Estado superaram, pela primeira vez, a barreira dos 40 mil milhões de euros no final do ano passado (40,2 mil milhões), depois de em dezembro as famílias terem investido 430,9 milhões de euros nestes certificados.
Desde a criação da atual série F que os certificados de aforro remuneravam consistentemente à taxa-base máxima permitida por lei (2,5%), até que em abril do ano passado a remuneração-base caiu, pela primeira vez, abaixo deste tecto máximo. A tendência repetiu-se nos meses seguintes, com os juros a caírem mesmo abaixo dos 2% em agosto.
Refletindo o aumento da Euribor a três meses, o indexante utilizado para calcular a remuneração destes produtos, os juros do aforro voltaram a estar, a partir de setembro, acima dos 2%. Em dezembro, estavam nos 2,057% e atualmente estão nos 2,046%. Esta remuneração supera a dos depósitos a prazo, que são tradicionalmente o instrumento de poupança mais popular, mas que em novembro - o último mês para que existem dados - rendiam, em média, 1,37% de juros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt