Função pública recebe menos nos salários

Descongelamento das carreiras não compensa redução nos ordenados.

19 de janeiro de 2018 às 08:48
Número de trabalhadores da Função Pública desceu 8,2% em seis anos Foto: Nuno André Ferreira
Função Pública
Subsídio de refeição aumenta para a Função Pública Foto: Getty Images

1/3

Partilhar

Os funcionários públicos vão receber, a partir desta sexta-feira, salários mais baixos por causa da eliminação do pagamento de 50% do subsídio de Natal em duodécimos. Por esta via, a redução do vencimento oscilará entre 1% e cerca de 3,5%, segundo as contas do CM

Regra geral, quanto mais elevado for o ordenado, maior será a redução salarial, uma vez que o valor mensal do duodécimo do subsídio de Natal aumentava em função do vencimento. Com os novos escalões de IRS, a nova tabela de retenção na fonte poderá atenuar a diminuição nos salários mais baixos. Certo é que os funcionários públicos vão receber este mês um ordenado inferior ao recebido em dezembro de 2017.

Pub

O descongelamento das carreiras permitirá um aumento de 51 euros, que serão pagos em quatro fases. O que será insuficiente para compensar o fim do pagamento de 50% do subsídio de Natal em duodécimos. Em contrapartida, os subsídios de férias e de Natal serão pagos por inteiro. Em 2019, após a entrega das declarações de IRS deste ano, o Fisco fará o acerto final sobre os rendimentos de 2018, através do reembolso do IRS.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar