Fim do gasóleo barato

Há dez anos que o diesel não estava a menos de um euro.

05 de setembro de 2015 às 02:00
Gasóleo abaixo de um euro/litro Foto: Nuno Fernandes Veiga
Partilhar

Há quatro cidades onde este fim de semana ainda é possível abastecer o depósito do carro com gasóleo abaixo de um euro por litro, preço que não era praticado desde 2005. Hipermercados em Fafe, Tondela, Arganil e Santo Tirso têm o diesel a 0,99 euros. Na segunda-feira os preços voltam a subir em todo o País: o gasóleo fica mais caro quatro cêntimos e a gasolina aumenta entre dois e três cêntimos, apurou o CM junto de fontes do setor.

Em 2005, quando o gasóleo passou o valor de um euro por litro, o preço do barril de petróleo negociava-se em Londres – referência para Portugal – a 66,53 dólares. Hoje, o Brent negociou nos 49,53 dólares. "Isto está abaixo de um euro e vai aumentar na segunda-feira, o que não se percebe. Há tantos anos que o petróleo não estava tão barato e, no entanto, aumentam os combustíveis", diz ao CM Deolinda Salgueiro, residente no concelho de Fafe. Também João Maia Rodrigues, que procura sempre os combustíveis mais baratos, considera que "os portugueses têm sido largamente roubados ao longo dos anos, a pagar os combustíveis muito mais caros do que na realidade".

Pub

Os combustíveis sobem no início da próxima semana em função da evolução do preço dos produtos refinados nos mercados internacionais, com a gasolina a subir 5,4% e o diesel 12%. Este aumento representa uma inversão de oito semanas de descidas. O preço médio do gasóleo estava ontem nos 1,161 euros por litro e nos 1,442 euros na gasolina. Mesmo assim, se recuarmos até junho de 2014, altura em que os combustíveis bateram máximos, o gasóleo está 23,5 cêntimos por litro mais barato e o preço da gasolina desceu 24 cêntimos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar