Governo autoriza pesca e compra de jaquinzinhos

É a primeira vez que esta exceção é autorizada na pesca deste tipo de carapau.

25 de maio de 2017 às 20:38
Governo, Diário da República, Ministério do Mar, pesca, jaquinzinhos, economia, negócios e finanças, agricultura e pescas, pescas Foto: Lusa
Partilhar

A pesca de carapau com tamanho inferior ao mínimo de referência para os pescadores de arte-xávega foi autorizada pelo Governo, com a publicação hoje em Diário da República de uma portaria do Ministério do Mar.

O Governo reconhece o "valor cultural e considerável importância" para os pescadores da costa ocidental portuguesa da arte-xávega e cria também uma comissão de acompanhamento e o controlo científico da espécie, que está "em bom estado".

Pub

É a primeira vez que esta exceção é autorizada na pesca deste tipo de carapau, conhecido vulgarmente por "jaquinzinhos", pescado artesanalmente por 50 traineiras em Portugal, número máximo de embarcações autorizadas.

O primeiro lance de captura pode ser vendido mesmo que o peixe seja abaixo do tamanho mínim, mas a pesca pode ser interrompida se numa jornada se apanhe mais de 20 por cento de espécies cujo número é reduzido.

Os barcos passam a ter que instalar dispositivos acústicos para afastar baleias, por causa de "alguns episódios de captura de cetáceos".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar