Grupo francês compra 15% da Fnac
Vivendi torna-se no seu segundo acionista da empresa.
O grupo francês Vivendi anunciou esta terça-feira a aquisição de 15% do capital da Fnac por 159 milhões de euros, transformando-se no segundo maior acionista desta empresa de venda de bens culturais, a seguir à família Pinault.
A operação, que terá de ser ainda aprovada pelo acionistas da Fnac, empresa com negócios também em Portugal, deverá ser concretizada através de um aumento de capital com o objetivo de "desenvolver um projeto inovador, criador de valor a longo prazo", adiantou a Vivendi em comunicado.
O grupo de media francês, que passará a poder nomear dois membros do Conselho de Administração, entra assim no capital de uma empresa "líder em França", mas também presente em Portugal, Espanha, Brasil, Bélgica, Suiça, Marrocos, Qatar e Costa do Marfim, prossegue o comunicado.
A família Pinault, proprietária do grupo de produtos de luxo Kering, é a principal acionista da Fnac, controlando um terço do capital através do seu consórcio Artemis.
Esta nova aquisição da Vivendi vai acontecer após ter estabelecido acordos com a Telecom Italia e com a Mediaset, junto das quais pretende competir com a norte-americana Netflix na distribuição de conteúdos televisivos através da internet.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt