Iberdrola confirma manutenção da tarifa de eletricidade para clientes em 2026
Como o regulador anunciou esta semana, as tarifas reguladas de eletricidade aumentarão, em média, 1% nas faturas a partir de janeiro.
A Iberdrola anunciou que a sua componente do preço da eletricidade permanecerá estável para os clientes em 2026, apesar do aumento das tarifas de acesso às redes, conforme previsto pelo regulador.
Em respostas enviadas à Lusa, a empresa "garante a manutenção da sua componente do preço aos seus clientes, de acordo com as condições contratuais, apesar do aumento das Tarifas de Acesso às Redes anunciado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE)".
Como o regulador anunciou esta semana, as tarifas reguladas de eletricidade aumentarão, em média, 1% nas faturas a partir de janeiro.
Já as tarifas de acesso às redes, que afetam todos os consumidores, deverão subir cerca de 3,5% para clientes em baixa tensão, incluindo domésticos.
"Em 2026, reforçamos a nossa aposta em Portugal com uma estratégia centrada no cliente e na estabilidade, garantindo condições competitivas e previsibilidade para as famílias", acrescentou a Iberdrola.
O preço final da fatura de fornecimento de energia, quer no mercado regulado quer no mercado livre, inclui o valor das tarifas de acesso às redes, reguladas pela ERSE, que refletem a utilização coletiva das infraestruturas elétricas.
No mercado liberalizado, a variação do preço final depende também da componente de energia adquirida por cada comercializador nos mercados grossistas, acrescida da respetiva margem de comercialização.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt