Maior controlo atrasa vistos gold

Vistos em lista de espera podem valer mais de 3 mil milhões.

19 de outubro de 2015 às 14:30
Maior controlo atrasa vistos Foto: Steven Governo/Lusa
Partilhar

A operação Labirinto, que levou à detenção de altos quadros da Administração Pública por fraude e corrupção na atribuição de vistos gold, e um acordo informal entre o Estado português e chinês para a proteção das respetivas economias internas estão a limitar a obtenção do documento.A atribuição dos vistos dourados está a ser limitada e, segundo fonte do Governo, a falta de funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não é propriamente a razão."Há uma serie de negócios sobre os quais empresários e advogados portugueses não querem perder o controlo", sublinha a mesma fonte.

Calcula-se que neste momento estarão mais de sete mil vistos gold em espera para aprovação, o que daria a Portugal cerca de três mil milhões de euros, tendo em conta que o valor mínimo do investimento obrigatório é de 500 mil euros.

Pub

Entre janeiro e julho de 2014, os vistos gold renderam a Portugal cerca de 817 milhões de euros. No mesmo período de 2015 foram registados 247 milhões, que evidenciam uma quebra na atribuição dos vistos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar