Mário Centeno sai do Governo. João Leão substitui ministro das Finanças

"Compreendo e respeito que Mário Centeno queira abrir um novo ciclo na sua vida": Costa sobre saída de Centeno.

09 de junho de 2020 às 12:15
João Leão e Mário Centeno e Ricardo Mourinho Félix Foto: EPA
João Leão e Mário Centeno Foto: Pedro Catarino
João Leão Foto: Pedro Catarino
mario centeno entrevista lusa Foto: Lusa

1/4

Partilhar

O Presidente da República aceitou hoje a exoneração de Mário Centeno como ministro de Estado e das Finanças, proposta pelo primeiro-ministro, e a sua substituição por João Leão, até agora secretário de Estado do Orçamento.

"O Presidente da República recebeu do Primeiro-Ministro as propostas de exoneração, a seu pedido, do Ministro de Estado e das Finanças, Professor Doutor Mário Centeno, e de nomeação, em sua substituição, do Professor Doutor João Leão. O Presidente da República aceitou as propostas, realizando-se a cerimónia da posse no dia 15 de junho, às 10 horas", lê-se no site da Presidência.

Pub

O Presidente da República "aceitou as propostas", lê-se na mesma nota.

Pub

Costa, Centeno e João Leão juntos no briefing do Conselho de Ministros

O primeiro-ministro, António Costa, o ministro das Finanças cessante, Mário Centeno, e o futuro titular da pasta, João Leão, estarão juntos no briefing final do Conselho de Ministros, que aprovou o Orçamento Suplementar, disse à Lusa fonte do Governo.

Para a tarde, no Ministério das Finanças, está marcado uma conferência de imprensa para apresentação dos detalhes técnicos da proposta do Governo de Orçamento Suplementar.

Pub

Costa elogia capacidade de trabalho e sentido humanista de Mário Centeno

"A vida é feita de ciclos e quero expressar aqui que compreendo e respeito que Dr. Mário Centeno queira um novo ciclo para a sua vida", disse o primeiro-ministro esta terça-feira.

António Costa aproveitou o momento para elogiar a capacidade de trabalho e sentido humanista de Mário Centeno.

Pub

"Tendo sido o ministro das Finanças que para além de uma legislatura inteira ainda preparou o orçamento suplementar, percebo que o Dr. Mário Centeno precise de um novo ciclo. (...) Portugal não perde um ministro das Finanças, muda de ministro. Saí Mário Centeno, entrará João Leão", respondeu Costa aos jornalistas.

O primeiro-ministro considerou ainda que está assegurada a "continuidade" da política orçamental do Governo com a substituição de Mário Centeno por João Leão como ministro de Estado e das Finanças, numa conjuntura de crise económica e social.

Esta posição foi transmitida por António Costa no final da reunião do Conselho de Ministros que aprovou o Orçamento Suplementar, ladeado pelo ministro das Finanças cessante, Mário Centeno, e pelo seu sucessor nesta pasta, João Leão, até agora secretário de Estado do Orçamento.

Pub

"Neste momento tão desafiante para a estabilização da situação económica e social do país, para a preparação do programa de recuperação económica do país, é muito importante podermos contar com uma das pessoas que maiores garantias dão de continuidade da nossa política orçamental. Mas que é também, pelo trabalho enquanto académico, quer pela experiência que acumulou com mais de quatro anos de direção do gabinete de estudos do Ministério da Economia, um profundo conhecedor da economia portuguesa", disse.

Perante os jornalistas, o primeiro-ministro insistiu nesta ideia de "continuidade" na política orçamental no segundo Governo minoritário socialista.

"Quero assim assegurar às portuguesas e aos portugueses, com esta tranquila passagem de testemunho, a continuidade da nossa política, num momento em que a gravidade da crise económica e social exige mais do que nunca que o Ministério das Finanças continue em boas mãos, e assim continuará com o professor João Leão", declarou.

Pub

Mário Centeno

"É o fim de um ciclo longo. São 1604 dias como Ministro das Finanças. Os números sempre estiveram certos e uma quase certeza de que eles vão continuar certos. (...) O João Leão é o fator de continuidade que Portugal merece", disse o agora ex-ministro das Finanças, Mário Centeno.

João Leão

Pub

"Juntos preparámos e executámos 5 orçamentos de estado. (...) Em boa hora construímos estas bases sólidas", afirmou João Leão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar