Microsoft faz investimento milionário em Sines

Primeiros processadores de inteligência artificial começam a chegar no primeiro trimestre de 2026.

12 de novembro de 2025 às 01:30
Microsoft investe em Sines para construir fábrica de Inteligência Artificial com processadores avançados Foto: Facebook
Partilhar

A Microsoft  vai reforçar o investimento em 10 mil milhões de dólares (8,6 mil milhões de euros) no centro de dados de Sines, revelou o presidente da multinacional americana, Brad Smith, em entrevista ao Negócios. Trata-se de um dos maiores investimentos que a tecnológica está a fazer este ano na Europa ao escolher Sines para "construir uma fábrica de Inteligência Artificial".

“Estamos a investir 10 mil milhões de dólares em Portugal, em Sines, com a Start Campus e a Nscale. As empresas já tiveram oportunidade de explorar a parceria, mas no final do dia vamos assinar os cheques para tornar este investimento possível e estamos a trabalhar para trazer para Portugal um elevado número de GPUs [processadores], os mais avançados do mundo”, adiantou Brad Smith, que deverão começar a chegar no primeiro trimestre de 2026. 

Pub

Com uma localização privilegiada e investimentos contínuos em redes de comunicações, Portugal tem acolhido nos últimos anos centros de dados e tem apostado em soluções energéticas mais sustentáveis. Além disso, dispõe de um quadro legal favorável, que pode atrair e acelerar novos investimentos no setor, de acordo com os especialistas. 

Atualmente, Portugal já está ligado a todos os continentes através de cabos submarinos, seja de forma direta ou indireta, com estações de amarração em locais como Carcavelos, Sesimbra e Sines. Por terra, as interligações com o centro da Europa estão garantidas e há planos para reforçar ainda mais essa rede. 

O setor dos centros de dados deverá criar, até 2031, mais 9400 postos de trabalho, contribuindo com cerca de 3,7 mil milhões para o Produto Interno Bruto (PIB), segundo o Market Outlook Data Centers Portugal 2025

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar