Milionário dos automóveis interessado em gerir a TAP

36,5 milhões de euros era o salário anual de Tavares à frente da Stellantis. Recebia 100 mil euros por dia.

08 de dezembro de 2024 às 01:30
Partilhar

O engenheiro português que se demitiu da presidência executiva da construtora automóvel Stellantis, detentora de marcas como a Peugeot e a Citroen, poderá estar a caminho da TAP. Carlos Tavares prepara-se para apresentar ao Governo uma proposta que passa pela manutenção do Estado como acionista da companhia, assumindo ele a gestão da transportadora aérea. Os moldes do negócio estão a ser definidos em conjunto com o empresário luso-francês Paulo Pereira e serão apresentados ao primeiro-ministro, num encontro com o gabinete de Montenegro, nas próximas semanas.

“Falei com o Carlos Tavares e convenci-o a assumir o desafio de gerir a TAP”, garantiu o dono do grupo Agribéria, num seminário da Universidade Lusíada, no Porto. Paulo Pereira tem-se reunido com decisores políticos, sindicatos e outras empresas de aviação para acertar os detalhes da proposta que inclui Tavares.

Pub

“Ao que tudo indica, mais de dez companhias, incluindo gigantes como a Lufthansa e a Air France, demonstram interesse em adquirir a TAP, sendo que algumas já manifestaram o desejo de se sentar à mesa connosco para negociar. Portugal tem uma das melhores geografias do mundo. Eles sabem bem que a companhia é boa, mas que a gestão pública não é adaptada à companhia”, disse Paulo Pereira à publicação online ‘LusoJornal’, concluindo: “Ora, se a gestão não é boa, nós temos o campeão do mundo da gestão.”

Atual presidente da TAP termina mandato no final deste ano
O atual presidente da TAP, que assumiu funções em 2023 e substituiu a gestora francesa Christine Ourmières-Widener, termina o mandato no final deste ano. Luís Rodrigues deixou a SATA depois de ter sido nomeado para o cargo pelo anterior Governo. O Executivo de Montenegro quer ver a companhia aérea privatizada no próximo ano, mas ainda não é certa a alienação total da empresa. A solução de Tavares e Pereira passará pela entrada de outros parceiros na transportadora, com a manutenção do Estado enquanto acionista.  

Pormenores

Pub

Ideia no douro
Paulo Pereira terá apresentado a ideia a Carlos Tavares há uns meses, num jantar na Quinta da Pacheca, que o empresário detém no Douro.

Passado na airbus
Carlos Tavares, de 66 anos, é casado e tem três filhos. Teve lugar no conselho de administração da fabricante de aviões Airbus, que abandonou no final de 2022.

Saída milionária
O ex-CEO da Stellantis saiu da empresa, há uma semana, em choque com a restante administração. Saída vale a Tavares 36 milhões de euros.

Pub

SAIBA MAIS

Dívida vai pagar a contribuintes
O empresário Paulo Pereira defende que, com Carlos Tavares, “a TAP não só vai recuperar a rentabilidade, como também vai poder reembolsar os investimentos realizados pelo Estado e restituir o dinheiro ao contribuinte”.

Empresa nas mãos de portugueses
Em declarações ao ‘LusoJornal’, o promotor do negócio defende que “o turismo é o nosso petróleo”. Paulo Pereira frisa que o setor representa 15% do PIB e que “não podemos deixar esta ferramenta nas mãos de estrangeiros”.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar