Multas por falta de inscrição no Via CTT foram suspensas

Fisco mandou suspender as multas recebidas por milhares de contribuintes.

03 de julho de 2018 às 18:02
Lei sobre o ViaCTT data de 2012 mas só agora está a suscitar polémica e indignação entre os contribuintes Foto: Tiago Sousa Dias
Via CTT Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

As multas recebidas por milhares de contribuintes por não se terem inscrito no Via CTT foram suspensas. "A Autoridade Tributária comunicou aos serviços que devia ser suspensa a tramitação de todos os processos de contraordenação instaurados", refere uma nota, enviada ao ECO, pelo ministério das Finanças esta terça-feira.

Milhares de contribuintes receberam multas da Autoridade Tributária por não se terem inscrito neste serviço de comunicação electrónica, obrigatório desde 2012. As multas, que variam entre os 50 e os 250 euros, foram entregues por carta, em casa, sem notificação prévia.

Pub

Segundo noticiou a SIC, na segunda-feira, dezenas de contribuintes garantem não lhes ter sido prestada informação sobre a obrigatoriedade de fazer a inscrição.

O ViaCTT funciona como uma caixa de correio electrónico onde os contribuintes recebem mensagens da Autoridade Tributária. Quem paga IRC ou IVA, como é o caso dos trabalhadores independentes, é obrigado a ter essa inscrição feita.No entanto, esta informação não terá sido prestada pelos funcionários das repartições das Finanças – levando a que muitas pessoas fossem surpreendidas com a multa.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar