“Não sei como Ricardo Salgado pode dormir”
Ricardo Ângelo critica ex-banqueiro por sacudir culpas para o Banco de Portugal.
"Não sei como ele [ Ricardo Salgado] consegue dormir à noite". A frase é do principal rosto da associação de Lesados do BES, Ricardo Ângelo, que contesta a visão do antigo líder do banco sobre as culpas no processo que lesou mais de duas mil pessoas, através da compra de papel comercial do Grupo Espírito Santo.
"Ricardo Salgado foi uma desilusão para todos os lesados ", prossegue o presidente da Associação de Indignados e Enganados do Papel Comercial, em declarações ao CM. Esta reação surge depois de Salgado ter afirmado ao Dinheiro Vivo que foi o "Banco de Portugal que provocou o colapso do Banco e os Lesados do BES".
Ora, para Ricardo Ângelo, o problema resultou da "venda de produtos falidos", no valor de 400 milhões de euros.
Com a resolução do Banco de Portugal – que partiu o BES em dois e criou o Novo Banco –, o supervisor colocou provisões no Novo Banco, retirando capacidade ao BES de pagar aos lesados, diz Salgado. Aqui, Ricardo Ângelo reconhece culpas da equipa de Carlos Costa, mas considera que a base do problema foi Ricardo Salgado.
Por seu turno, Catarina Martins, do BE, classificou o discurso do antigo banqueiro como inaceitável.n
PORMENORES
Dinheiro em outubro
Os lesados do BES vão começar a ser ressarcidos até outubro com a primeira tranche do reembolso do dinheiro perdido através do fundo criado com o patrocínio do Governo. Os lesados só vão conseguir recuperar 75% do valor investido.
Venda do Novo Banco
Ricardo Salgado, antigo líder do BES, defendeu, em entrevista ao Dinheiro Vivo, que o Novo Banco devia ficar em mãos portuguesas, manifestando oposição à venda da instituição bancária ao fundo norte-americano Lone Star. A operação deve ficar concretizada em novembro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt