Oferta mais baixa no mercado livre da eletricidade poupa 5 euros por mês às famílias
Mercado livre poupa 67 euros por ano a uma família com dois filhos em relação ao mercado regulado, de acordo com o boletim da ERSE.
A oferta mais baixa no mercado livre da eletricidade permite às famílias poupar 5,58 euros por mês na fatura da luz em relação ao mercado regulado no terceiro trimestre do ano, segundo o boletim da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), divulgado esta quarta-feira.
Os dados mostram que um casal com dois filhos terá uma poupança anual de 67 euros fora da tarifa regulada com o preço definido anualmente pela ERSE, enquanto uma família sem filhos economiza 30 euros por ano, ou seja, 2,50 euros por mês.
A análise à oferta de eletricidade mostra que há quatro companhias que fazem preços mais baratos para um casal sem filhos em relação à tarifa regulada, com a Goldenergy a ter o preço mais baixo (34,98 euros por mês).
Para casais com dois filhos, há sete distribuidoras mais em conta, sendo que a Goldenergy volta a ter o preço mais baixo (90,08 € por mês) em relação à tarifa predefinida.
No caso do gás natural, é o mercado regulado que leva a melhor. O preço da fatura para um casal sem filhos é de 14,78 euros por mês, enquanto um casal com dois filhos paga uma conta de 28,08 euros mensais.
No mercado livre, a GALP é a distribuidora de gás mais em conta, apesar de ter um preço 5,17 euros mais caro por mês para as famílias com filhos em relação ao mercado regulado, representando uma fatura mensal de 33,25 euros.
Quanto às faturas duais, que juntam gás e luz na mesma mensalidade, o mercado regulado tem o preço mais barato de 52,27 € para casais e de 123,74 euros para famílias com filhos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt