Portugueses pedem três mil milhões de euros para consumo
Banco de Portugal divulga dados sobre o crédito pessoal e para a compra de automóvel.
Os bancos emprestaram cerca de três mil milhões de euros para consumo, entre janeiro e abril. Os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal mostram que quase dois mil milhões destinaram-se a crédito pessoal para o lar e para obras, entre outras finalidades, e para a compra de automóveis usados.
Cerca de 40% do dinheiro emprestado pelas instituições bancárias destinou-se a financiar obras e a equipar o lar, bem como para a consolidação de créditos. Em segundo lugar na lista do destino do crédito ao consumo, surgem os automóveis, sobretudo usados. Só em crédito automóvel, para carros em segunda-mão, foram emprestados cerca de 787,5 milhões de euros entre janeiro e abril, mais 58 milhões do que em igual período de 2024.
No total, os portugueses pediram emprestados mais cerca de 300 milhões de euros nos primeiros quatro meses do ano face ao mesmo período do ano passado.
Analisando apenas os dados referentes a abril, os últimos a serem divulgados, constata-se que os empréstimos caíram 8% em todas as categorias, face ao mês de março, com destaque para os cartões e o crédito a descoberto que recuaram 12,2%. Já quando a comparação é com abril do ano passado, regista-se um crescimento de 1% no montante dos empréstimos no crédito pessoal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt