Principais bancos lucram 447 mil euros por hora

Os cinco maiores bancos em Portugal anunciaram lucros de 3,9 mil milhões de euros.

09 de novembro de 2024 às 01:30
Caixa Geral de Depósitos Foto: Rodrigo Antunes/Lusa
Partilhar

Os cinco maiores lucraram 447 mil euros por hora nos primeiros nove meses do ano, de acordo com os resultados comunicados ao mercado. No total, os principais bancos registaram lucros superiores a 3,9 mil milhões de euros entre janeiro e setembro.

A liderar a tabela dos bancos com maiores lucros encontra-se a Caixa Geral de Depósitos (CGD) com 1,3 mil milhões de euros.

O banco público registou um aumento nos lucros de quase 39% entre janeiro e setembro, segundo as contas apresentadas esta quinta-feira. A Caixa “mantém a liderança de volume de negócios em Portugal com 144 mil milhões de euros, um crescimento superior a sete mil milhões de euros, face ao período homólogo, o maior da banca Portuguesa”, de acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliárias (CMVM).

A contribuir para os resultados esteve, por exemplo, a carteira de crédito à habitação “em crescimento com produção média de 308 milhões de euros por mês e com uma quota de mercado superior à da sua liderança no setor”, lê-se no comunicado.



O Santander Totta surge em segundo lugar na tabela, com os lucros a atingirem cerca de 778 milhões de euros, o que representa um crescimento de 25% face aos primeiros nove meses do ano passado.

O Millennium BCP está em terceiro lugar com cerca de 714 milhões de euros, um crescimento de 9,7%, enquanto o Novo Banco subiu os seus lucros para 610,4 milhões de euros. Por fim, o BPI anunciou lucros de 444 milhões de euros, mais 14%.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar