Recebeu uma mensagem do Lidl a oferecer 250 euros? É falsa

Campanha fraudulenta tem como objetivo a angariação de contactos telefónicos.

10 de janeiro de 2018 às 19:35
Lidl, Livarno Lux, laterna, problema Foto: Getty Images
lidl Foto: Direitos Reservados
lidl Foto: Rafaela Cadilhe
Lidl, salário mínimo, ordenado Foto: Pedro Catarino

1/4

Partilhar

Caso tenha sido uma das pessoas a receber uma mensagem que oferece um cartão com 250 euros para gastar nos hipermercados Lidl, tenha atenção: trata-se de uma campanha falsa e fraudulenta.

Alegando a comemoração do 16.º aniversário da marca, a mensagem alicia os consumidores a responder a um questionário com perguntas pessoais, relacionadas com o agregado familiar e com o valor que a pessoa gasta, em média, em compras domésticas.

Pub

De seguida, é pedido que a mensagem seja reencaminhada para 15 pessoas através do Whatsapp. No final, o cliente carrega no botão "obter cartão de presente" e é informado de que o deverá receber em dois a três dias úteis.

A Lidl Portugal já emitiu, entretanto, um comunicado onde garante que esta promoção é fraudulenta e que em nada tem a ver com a empresa.

"Identificámos a divulgação de campanhas falsas em nome do Lidl Portugal em websites e em algumas redes sociais (WhatsApp, Facebook e Instagram), como o caso de um concurso para ganhar 'cartões presente no valor de 250€ na comemoração do 16º aniversário Lidl' através de uma inscrição com fornecimento de dados pessoais em websites fraudulentos", pode ler-se no comunicado divulgado nas redes sociais da marca e no site oficial.

Pub

A cadeia de hipermercados pede ainda a colaboração dos seus fãs "na denuncia da campanha fraudulenta em questão", alertando para os perigos da divulgação de dados pessoais.

Este tipo de fraude informática é conhecido como phishing, uma prática que tem como objetivo a angariação de contactos telefónicos.

O Lidl não é a primeira marca a ser vítima deste tipo de ações. O ano passado, a companhia aérea Easyjet foi alvo de uma fraude do mesmo género, no qual uma campanha falsa oferecia bilhetes de avião através do Facebook, utilizando um questionário idêntico.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar