Saiba o que ainda pode fazer caso não tenha validado as suas faturas

Ainda é possível validar despesas relacionadas com saúde, educação, habitação e lares.

19 de fevereiro de 2018 às 17:03
É preciso validar todas as faturas para poupar nos impostos Foto: Sérgio Lemos
Portal e-fatura tem de ser usado pelos trabalhadores independentes para validar faturas pessoais e profissionais Foto: Sérgio Lemos

1/2

Partilhar

O prazo para validar faturas no site criado para o efeito pelo Ministério das Finanças terminou na sexta-feira, mas nem tudo está perdido para quem não fez a validação de despesas, pelo menos no que diz respeito a deduções com saúde, educação, habitação e lares.

Este ano, relembra o Jornal de Negócios, ainda é possível alterar manualmente os valores destas deduções nas declarações pré-preenchidas do IRS. No entanto, quem o fizer deixa de poder usar o IRS automático que, este ano, estará igualmente disponível para um número alargado de contribuintes.

Pub

Mesmo assim, quem não teve a oportunidade de validar faturas relacionadas com estas despesas (saúde, educação, habitação e lares) tem, assim, uma segunda oportunidade para retificar o valor apurado pelo Fisco, acrescentando os respetivos valores das faturas não validadas.

Não convém é esquecer: é necessário que as faturas em questão sejam conservadas, caso o contribuinte seja alvo de uma inspeção futura.

Pub

A declaração de IRS deverá ser entregue entre 1 de abril e 31 de maio, sempre por via eletrónica, uma vez que a entrega da declaração em papel já não é uma opção.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar