Soares dos Santos: “Há no país uma excessiva apatia face à corrupção”
Discurso do presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos ficou marcado por duras críticas à sociedade.
No jantar comemorativo do décimo aniversário da Fundação Francisco Manuel dos Santos, Alexandre Soares dos Santos, o presidente, que recebeu o legado, fez duras críticas ao atual estado da sociedade portuguesa, nomeadamente à constante "apatia" face à corrupção. O aniversário foi celebrado na terça-feira, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
"Há, infelizmente, em Portugal um excessivo conformismo e uma quase apatia por parte da sociedade civil, em geral, e das elites, em particular. Pessoalmente, choca-me a complacência que evidenciamos enquanto sociedade face à corrupção", reiterou Alexandre Soares dos Santos num discurso que prendeu a atenção de todos os presentes.
E apontou o dedo a várias entidades do Estado português. "O facto de o sistema de Justiça em Portugal ainda não ter conseguido reunir as condições necessárias para tratar de forma célere o chamado crime de colarinho branco expõe a fragilidade do próprio Estado de Direito. O excessivo formalismo da Justiça no nosso país afasta os cidadãos", acrescentou o presidente da fundação.
Num apelo a uma luta conjunta que envolva toda a sociedade, Alexandre Soares dos Santos denunciou "a evidência de que não levamos este problema suficientemente a sério, o que espelha a fraqueza da nossa democracia".
Continuou com um apelo à "mobilização dos cidadãos em torno de valores, aspirações e interesses partilhados", no sentido de "gerar uma ‘energia social’ que force os Governos a responder, e impor ao setor privado que conduza os seus negócios de forma responsável".
"Como povo, somos pouco desassombrados quando se trata de colocar o dedo na ferida e chamar os bois pelos nomes. Merece-nos ainda reflexão urgente o facto de todos os antídotos contra a corrupção estarem hoje sob ameaça em Portugal: o jornalismo independente, a agilidade do sistema judicial, a força e integridade das instituições públicas", afirmou.
Alexandre Soares dos Santos não poupou nas críticas e salientou: "Em muitos sentidos, a democracia está a falhar aos cidadãos em Portugal e é tempo de começarmos a debater publicamente questões éticas fundamentais".
Jantar contou com rostos conhecidos
Foram vários os rostos conhecidos que marcaram presença no jantar do décimo aniversário da Fundação Francisco Manuel dos Santos, celebrado na terça-feira à noite.
Entre as caras conhecidas esteve o ex-presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, acompanhado pela mulher, Maria Cavaco Silva. Ficaram sentados na mesma mesa que o presidente da fundação.
O jantar contou com antigos governantes, mas também com atuais, como foi o caso de Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa.
Estudo sobre o papel da mulher
No estudo são analisados vários parâmetros que envolvem problemáticas reais para as mulheres na sociedade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt