TAP diz que sobretaxa "protege passageiros"
Valor pontual e aplicado em "datas mais críticas".
O presidente executivo da TAP explicou esta sexta-feira, em Albufeira, que a sobretaxa que a companhia vai aplicar no Natal e Ano Novo serve para "proteger o passageiro" que quer voar e não tem lugar porque outro retém uma reserva.
"Esta sobretaxa é pontual, é aplicada em algumas datas mais críticas [de procura elevada] e em determinados voos. (...) Mas o grande objetivo foi proteger os passageiros. Nós damos um prazo [quando se faz uma reserva] e o passageiro não confirma a reserva nesse prazo, então se ainda quer viajar tem que pagar a sobretaxa. No passado, nós deixávamos simplesmente cair a reserva", disse Fernando Pinto, explicando ainda que "quem não confirma está a impedir que outro passageiro que 'está louco' para viajar no Natal o possa fazer".
Na quinta-feira, o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) disse que ia pedir mais esclarecimentos à TAP sobre a sobretaxa que a transportadora pretende então aplicar em datas específicas no Natal e Ano Novo.
"Forte procura"
Esta sexta-feira, durante o 41.º Congresso da APAVT, que decorre em Albufeira, Fernando Pinto respondeu diretamente às dúvidas de Pedro Costa Ferreira.
A TAP vai aplicar uma sobretaxa entre 25 e 100 euros aos voos realizados nos períodos de Natal e Ano Novo cujos bilhetes sejam comprados depois de 6 de dezembro, confirmou a companhia, justificando a decisão com a "forte procura" desta época e com os poucos lugares já disponíveis.
"A sobretaxa só é aplicável a quem ainda não fez reservas e não tem bilhetes emitidos. Todos os que tenham reservas, desde que paguem até 6 de dezembro, não têm qualquer taxa", disse à Lusa fonte oficial da companhia aérea.
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