Teixeira dos Santos convidado para liderar BIC
Ex-ministro das Finanças convidado para comandar banco.
O ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos deverá ser o novo presidente executivo do Banco BIC Portugal, enquanto Diogo Barrote ficará como presidente do Conselho de Administração ('chairman'), disse à Lusa Fernando Teles.
Segundo o atual presidente do Conselho de Administração do BIC, os acionistas enviaram uma proposta ao Banco de Portugal com os novos nomes para os órgãos sociais do BIC Portugal, propondo Teixeira dos Santos para presidente executivo.
Quanto ao 'chairman', a proposta passa por o lugar ser ocupado por Diogo Barrote, atualmente membro da Comissão Executiva, acrescentou à Lusa Fernando Teles.
Relativamente aos principais acionistas do Banco BIC, a empresária angolana Isabel dos Santos, com 42,5%, e o gestor luso-angolano Fernando Teles (que é também presidente executivo do BIC Angola,) com 37,5%, deverão ficar como administradores não executivos, segundo a proposta enviada ao regulador e supervisor bancário.
O Banco de Portugal está agora a avaliar esta proposta, sobretudo a questão da idoneidade dos nomes propostos, podendo a resposta ainda demorar algumas semanas.
Licenciado em Economia pela Universidade do Porto, onde é professor da disciplina, Teixeira dos Santos foi ministro das Finanças do Governo socialista liderado por José Sócrates entre 2005 e 2011, sendo que antes tinha sido presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Em 2015, Teixeira dos Santos chegou a ser falado para presidente do banco Montepio, tendo assumido que decidiu recusar o convite após "prolongada reflexão".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt