Telefone fixo cresce no 3.º trimestre
Sucesso com pacotes.
Os clientes do serviço telefónico fixo em acesso direto atingiram os 3,8 milhões no terceiro trimestre deste ano, mais 1,2% face ao trimestre anterior e 3,7% em termos homólogos, graças à popularidade dos pacotes, divulgou esta sexta-feira o regulador.
A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) justifica este aumento com "a crescente popularidade das ofertas em pacote", que integram o serviço telefónico fixo e chamadas gratuitas para números fixos, e avança que no final de setembro oito em cada 10 clientes do serviço fixo adquiriram o serviço integrado num pacote.
O regulador adianta ainda que a MEO tinha 47,5% dos clientes, o grupo NOS tinha 36%, a Vodafone 11,6% e a Cabovisão tinha 4,8%.
O parque de acessos telefónicos principais chegou aos 4,65 milhões, mais 0,3% face ao trimestre anterior e 1,8% face ao trimestre homólogo, ou seja, mais 13,1 mil acessos equivalentes, que se deveu "ao aumento dos acessos suportados em redes de fibra ótica e TV por cabo (mais 62,3 mil acessos) ", segundo a ANACOM.
Taxa de 44,9 acessos por 100 habitantes
Do total de acessos principais, a MEO foi responsável por 51,1%, seguindo-se o grupo NOS, com uma quota de 32,3%, e depois a Vodafone, que chegou aos 11,8% (mais 0,7 pontos percentuais) e foi o operador que mais cresceu no trimestre.
A taxa de penetração dos acessos telefónicos principais atingiu 44,9 acessos por 100 habitantes, o valor mais elevado registado desde o quarto trimestre de 2006, altura em que começaram a ser recolhidas estatísticas sobre o serviço telefónico fixo (STF).
O volume de minutos de voz do STF caiu 7% face ao trimestre anterior e 14,4% em termos homólogos, "situando-se dentro do intervalo de previsão resultante da tendência e efeitos sazonais estimados", explica a ANACOM.
O número de postos públicos atingiu cerca de 22 milhares (menos 1,4% face ao trimestre anterior e menos 3,7% face ao terceiro trimestre de 2014).
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