72 mil casas vendidas em apenas seis meses
Compra de imóveis movimentou 8,9 mil milhões de euros em apenas seis meses.
A venda de casas rendeu 8,9 mil milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano. Entre janeiro e junho foram vendidos 72 mil imóveis. Há praticamente uma década que o valor não era tão elevado.
De acordo com os dados da Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas, apenas 4% dos vendas são casas novas. A esmagadora maioria das transações diz respeito a edifícios antigos que foram alvo de trabalhos de reabilitação ou renovação.
É na área metropolitana de Lisboa que se concentra o maior dinamismo no negócio. Quase metade dos 8,9 mil milhões de euros usados na compra de imóveis foram gastos em Lisboa. Mais: 35% das casas vendidas em Portugal no primeiro semestre do ano estavam localizadas nos 18 concelhos da área metropolitana na capital.
O aumento do número de transações está a ser acompanhado por uma subida do preço dos imóveis. O preço médio das casas em Portugal cresceu 7% entre julho e setembro. O metro quadrado custa 1602 euros em média, segundo o site de imobiliário Idealista. Em Lisboa, o metro quadrado custa 3946 euros, em média.
Também o custo de construção dos imóveis está a aumentar. Em agosto, construir um apartamento ou uma moradia custava mais 1,6% em comparação com o mesmo mês do ano passado.
Obras públicas quase duplicam num ano
A aceleração do investimento do Estado acontece numa altura em que muitas obras adiadas nos anos anteriores começaram finalmente a ganhar forma.
Ao mesmo tempo, nota-se uma aceleração a que o facto de este ser um ano de eleições autárquicas pode não ser alheio.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt