Venda do Novo Banco na reta final
Negociações devem fechar até ao final do mês.
O Banco de Portugal confirmou ter oficialmente entrada na reta final do processo de venda do Novo Banco, estando agora em negociações exclusivas com um único candidato. Apesar de não referir nomes, a Anbang foi a escolhida para a fase final do processo.
As negociações exclusivas deverão estar fechadas até ao final do mês, adianta a instituição liderada por Carlos Costa.
Num comunicado, o regulador assume que "foi dado início à Fase IV do procedimento relativo à alienação do Novo Banco". "Tal como previsto no Caderno de Encargos divulgado a 4 de dezembro (…), esta fase corresponde à Decisão Final e compreende um período de negociação com o potencial comprador selecionado pelo Banco de Portugal", acrescenta o supervisor financeiro.
"As propostas vinculativas entregues pelos dois outros potenciais compradores permanecem integralmente válidas", acrescenta o Banco de Portugal. Ou seja, se o processo de negociação exclusiva com a Anbang não tiver um desfecho positivo, o Banco de Portugal pode optar por chamar um dos outros dois candidatos – Apollo ou Fosun – ao processo.
A preferência do regulador pela Anbang, que oferece 3,5 mil milhões de euros pelo Novo Banco, já tinha sido tornada pública pelo Jornal de Negócios. O regulador vem assumir agora publicamente a entrada do processo na reta final.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt