Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Negociações para venda do Novo Banco terminam hoje

O supervisor nunca revelou o nome das entidades na corrida.
31 de Agosto de 2015 às 08:01
novo banco
novo banco FOTO: Ricardo Pereira/Sábado

As negociações decisivas para a venda do Novo Banco, que decorrem entre o Banco de Portugal (BdC) e o potencial comprador "selecionado", terminam esta segunda-feira.

A 19 de agosto, o supervisor referiu, em comunicado, que ia dar início à quarta fase do processo de venda do Novo Banco que "corresponde à decisão final e compreende um período de negociação com o potencial comprador selecionado" pela instituição.

Na altura, o BdP indicou que essas negociações deveriam decorrer "até ao final do presente mês de agosto".

Até ao momento, o supervisor nunca revelou o nome das três entidades que se mantêm na corrida à compra do Novo Banco, mas os grupos chineses Fosun e Anbang e o fundo norte-americano Apollo têm sido referidos pela comunicação social como os que apresentaram as propostas vinculativas. E a imprensa especializada tem insistido que é a seguradora chinesa Anbang que está a negociar em exclusivo com o BdP nesta quarta fase do processo de venda do Novo Banco.

No sábado, numa visita a Penafiel, o primeiro-ministro foi questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de a venda do Novo Banco poder representar um prejuízo mais elevado do que as previsões iniciais.

Em resposta, Pedro Passos Coelho disse que o resultado da negociação da venda do Novo Banco será "o melhor que o BdP conseguir alcançar", reafirmando a confiança em Carlos Costa e naquela instituição, revendo-se na estratégia adotada pelo regulador.

novo banco venda compra anbang fosun bdp
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)