page view

Regulador vai testar venda parcial em bolsa

O Banco de Portugal vai analisar duas soluções para encontrar compradores. Fundo de Resolução decide qual o caminho a seguir até junho, depois de um ‘roadshow’.

01 de abril de 2016 às 16:08

O Fundo de Resolução e o Banco de Portugal admitem vender parte do Novo Banco em bolsa, a investidores-âncora, e vão pôr em marcha dois cenários simultâneos que permitam encontrar um novo dono para a instituição.

A equipa liderada por Sérgio Monteiro e os responsáveis da supervisão vão, em simultâneo, tentar encontrar compradores estratégicos que queiram ficar com o Novo Banco, e testar um cenário em que um conjunto de investidores – fundos ou seguradoras que gerem carteiras de ativos com dimensão – assume a compra de uma participação no banco, ou seja, uma venda parcial. "Os investidores-âncora funcionam como uma espécie de rede, precedem uma operação de mercado, e o objetivo de tentar estas duas vias é testar todas as alternativas para aumentar o valor da venda", diz ao CM fonte conhecedora do processo.

Em junho, e após a apresentação das várias propostas, o fundo de resolução e o Banco de Portugal decidem qual dos dois caminhos a seguir. Isto porque, "se não houver uma venda parcial do banco até agosto de 2016, Bruxelas aciona remédios adicionais no âmbito do processo de ajudas públicas", adianta a mesma fonte. Tanto para a posição estratégica como para a compra de um conjunto do Novo Banco só podem candidatar-se instituições financeiras, seguradoras e fundos com experiência no setor financeiro.

Stock da Cunha, presidente do Novo Banco, e Sérgio Monteiro – consultor do Fundo de resolução que tem em mãos o dossiê da venda – vão fazer este mês uma digressão junto de investidores para lhes apresentar os dois cenários. Quanto à possibilidade de o BCP entrar na corrida pelo Novo Banco, fonte conhecedora do processo adianta que "há disponibilidade para ponderar esse caminho", mas lembra que o trabalho terá de ser feito pelo BCP.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8