page view

Espanha pressiona descida do preço do azeite

Produtores espanhóis esperam uma boa campanha e o setor admite preços a rondar os cinco euros por litro.

28 de agosto de 2024 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Espanha pressiona descida do preço do azeite

O mercado espanhol prevê um aumento significativo da produção de azeite, o que permitirá uma descida generalizada do preço para cerca de cinco euros por litro. Os bons resultados da colheita do país vizinho deverão pressionar os preços praticados no mercado português.

As boas previsões para a campanha que se inicia em outubro são apontadas ao jornal espanhol ‘El Economista’ por fontes do setor, que calculam uma produção entre 1,4 e 1,7 milhões de toneladas.

A seca dos últimos dois anos atingiu os produtores espanhóis, que, aliás, vieram a Portugal comprar muita da produção nacional, contribuindo para a redução da oferta e o aumento dos preços. Já a produção de azeite ultrapassou no ano passado 160,8 mil toneladas, o que corresponde à segunda campanha oleícola mais produtiva de sempre em Portugal, de acordo com dados avançados em julho pelo Instituto Nacional de Estatística.

No início deste ano, o Eurostat dava conta de um aumento generalizado do preço do azeite em todos os Estados-membros, liderado por Portugal, com 69%, seguido da Grécia (67%) e de Espanha (63%).

A Deco Proteste, que acompanha a evolução dos preços de um cabaz alimentar desde o início da guerra na Ucrânia, constatou este mês que o preço do azeite virgem aumentou em Portugal 84%, aumento só ultrapassado pelo quilo da pescada fresca. Segundo a publicação, em janeiro de 2022, uma garrafa de 75 cl de azeite virgem extra custava 4,46 euros, enquanto este mês estava praticamente a 12 euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8