BANCO DE PORTUGAL VENDE MAIS OURO

O Banco de Portugal continua a alienar ouro, e anunciou ontem ter vendido 45 toneladas das suas reservas em Março e Abril. O objectivo da operação é, como anteriormente já tinha sido explicado, "continuar a diversificação das reservas externas".
24.04.03
  • partilhe
  • 0
  • +
BANCO DE PORTUGAL VENDE MAIS OURO
Em 2003 já foram vendidas 75 toneladas de ouro Foto Direitos Reservados
A informação da instituição liderada por Vítor Constâncio acrescenta que "os ganhos realizados com a venda serão retidos no Banco de Portugal, reforçando a reserva especial entretanto criada".
A alienação de 45 toneladas de ouro vem juntar-se às 30 toneladas de ouro vendidas em Fevereiro, e às 15 toneladas de Dezembro.
Na operação de Dezembro, o Banco de Portugal recebeu 160 milhões de euros (32 milhões de contos) e realizou uma mais-valia de 40 milhões de euros.
Na altura, o banco central assumiu o objectivo de reduzir o peso do ouro no conjunto das reservas externas do País, uma vez que este activo tem associada uma baixa rentabilidade financeira e Portugal é um dos países cujas reservas de ouro (592 toneladas) atingem uma percentagem muito elevada destas reservas, quantificada então em 47 por cento. Desta forma, o Banco de Portugal pretende, com as alienações de ouro, uma maior rentabilidade na gestão das reservas externas.
As vendas de ouro são feitas com base no designado acordo dos bancos centrais sobre o ouro, assinado por 15 bancos centrais em 26 de Setembro de 1999, que vigora até Setembro de 2004.
Mediante este acordo, os signatários comprometem-se a vender um máximo de 400 toneladas por ano, num total de duas mil toneladas no período do acordo.
O Banco de Portugal tinha negociado em 1997 e 1998 opções de venda de ouro, com datas de exercício a partir do final de 2002.
Em meados de Janeiro, a onça de ouro chegou a valer 381 euros no mercado internacional. Na terça-feira a onça de ouro (31,103481 gramas) custava 304,032 euros .

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!