Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

BCP: Fusão com Atlântico permite "dar o salto" em Angola

Considerou esta segunda-feira Nuno Amado, líder do banco português.
2 de Novembro de 2015 às 21:35
Nuno Amado mostrou-se confiante no desenvolvimento da economia de Angola
Nuno Amado mostrou-se confiante no desenvolvimento da economia de Angola FOTO: LUSA/Miguel A. Lopes

A fusão entre o Banco Millennium Angola e o Banco Privado Atlântico, anunciada recentemente, vai permitir que aquela operação do BCP acompanhe as exigências relacionadas com o desenvolvimento da economia angolana, considerou esta segunda-feira Nuno Amado, líder do banco português.

"Entendemos que, se quisermos estar em Angola com um nível de rentabilidade e com um contributo para o desenvolvimento da economia angolana ao nível que gostaríamos de ter, temos que dar um salto na nossa presença lá, e pensamos que um banco como o que temos lá, com uma quota de 3% a 4%, não tem dimensão suficiente para o fazer", afirmou o gestor.

Nuno Amado, que falava durante a conferência de imprensa de apresentação de resultados dos primeiros nove meses do ano do BCP, acrescentou que "um banco que saia da fusão com o Atlântico, com uma quota de 9% a 10% do mercado, já tem dimensão, estrutura e até acionistas para o fazer".

Amado desdramatizou situação económica de Angola

Sobre a atual situação da economia angolana, que tem sofrido o impacto da quebra dos preços do petróleo, Nuno Amado desdramatizou e considerou que a mesma até pode ser benéfica a prazo para aquele país africano.

"Em Angola, consideramos que tivemos um bom desempenho nos primeiros nove meses do ano, num enquadramento complexo e difícil. Tivemos um ajuste da economia que é necessário e que vai continuar com os preços do petróleo mais baixos", assinalou.

E destacou: "Estamos confiantes no desenvolvimento da economia de Angola num ciclo menos dependente do petróleo e mais dependente da economia interna, que eu penso que é bem-vinda".

BCP Banco Millennium Angola Banco Privado Atlântico economia negócios e finanças Nuno Amado desenvolvimento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)