page view

Caixa Geral de Depósitos já aprovou 1630 créditos com garantia pública

Banco público já aprovou créditos a jovens até aos 35 anos, ao abrigo da garantia pública, no montante de 304 milhões de euros.

07 de fevereiro de 2025 às 01:30

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já aprovou 1630 operações de crédito à habitação a jovens, ao abrigo da garantia pública. Estas operações, no valor de 304 milhões de euros, correspondem a cerca de 17,5% do total da garantia pública de que a CGD dispõe.

O detalhe dos pedidos de de crédito de jovens aprovados pelo banco público foi avançado esta quinta-feira ao Correio da Manhã por fonte oficial da CGD, permitindo concluir que a média dos empréstimos ronda 186,5 mil euros. Recorde-se que o valor do imóvel não pode, segundo as regras do Governo, exceder os 450 mil euros.

O montante deste crédito à habitação ascende a 304 milhões de euros, o que corresponde a 17,5% do total da garantia pública de que a CGD dispõe (257 milhões de euros), não estando assim esgotada aquela verba.

A questão da garantia pública já alocada pela CGD surgiu esta quinta-feira publicamente após declarações do presidente da Caixa, num evento de um grupo imobiliário. “No nosso caso, já temos mais processos [de crédito] aprovados do que os valores contratualizados na garantia, embora a concretização seja lenta”, disse Paulo Macedo, o que foi interpretado como tendo sido já esgotada aquela verba, o que não aconteceu.

A garantia pública para o crédito à habitação a jovens até 35 anos aplica-se a contratos assinados até final de 2026 e permite ao Estado garantir, enquanto fiador, até 15% do valor da transação. O montante máximo da garantia pública ascende a 1200 milhões de euros, distribuídos pelos bancos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8