Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Corrida ao Brasil

Os portugueses estão a comprar casas de férias no Brasil. Segundo os dados da Câmara Brasil Portugal, o investimento luso no sector imobiliário subiu, em três anos, mais de 600 por cento no Ceará, estando o fenómeno a atingir toda a região do Nordeste brasileiro.
7 de Novembro de 2005 às 00:00
O estado do Ceará é um dos que mais investimento recebe
O estado do Ceará é um dos que mais investimento recebe FOTO: Evilazio Bezerra/PE
Este aumento da procura levou, também, à expansão das imobiliárias brasileiras em Portugal, o que se comprovou no Salão Imobiliário de Lisboa, que terminou ontem na FIL, onde o espaço Brasil duplicou.
No terceiro Congresso Empresarial Brasil-Portugal, que se realizou em Salvador da Bahia, foi revelado que em 2004, o comércio entre os dois países movimentou cerca de 958 milhões de euros. Foi ainda anunciado que o turismo português aumentou, registando um crescimento total de 46,8 por cento de turistas e os investimentos portugueses, em complexos turísticos no Brasil.
”A garantia de sol quase o ano inteiro, um menor tempo de voo e o custo de vida barato” são os principais atractivos do país, revelou ao CM Maria Cecília, da imobiliária brasileira ‘Lugares no Brasil’ com instalações em Lisboa.
Os portugueses que mais compram casa no Brasil são, segundo a responsável, reformados, que escolhem o país como “lugar de repouso e tranquilidade” e os turistas que “vão de férias com frequência para o Brasil”. Sem esquecer o investidor que compra o imóvel para o rentabilizar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)