page view

Crédito à habitação já não crescia assim desde 2008

Só a Caixa Geral de Depósitos emprestou 500 milhões de euros em maio.

01 de julho de 2025 às 01:30

Os empréstimos para habitação continuaram a acelerar em maio, registando um crescimento de 6,8% face ao mesmo mês do ano passado. Trata-se da maior taxa de variação anual desde agosto de 2008, ou seja, há 17 anos. Só a Caixa Geral de Depósitos emprestou 500 milhões de euros, naquele que deverá ser o melhor mês de um dos principais bancos no crédito à habitação. 

A conclusão é do Banco de Portugal ao revelar esta segunda-feira que o conjunto dos empréstimos  aumentou 960 milhões de euros relativamente a abril, totalizando 106,1 mil milhões de euros no final de maio.  Num ano, registou-se um crescimento superior a 6,6 mil milhões de euros. Também o número de devedores de crédito à habitação cresceu em maio. Segundo os dados do banco central, havia, no final de maio, 1 965 900 pessoas com créditos à habitação, mais 2 700 que em fevereiro, mas menos 2.000 que no mesmo mês do ano passado.

Um aumento a que não deverá ser alheia a garantia pública e os apoios concedidos pelo Estado aos jovens até aos 35 anos. 

Entretanto,  o montante de empréstimos ao consumo e outros fins aumentou 222 milhões de euros relativamente a abril, para 31,2 mil milhões de euros. O crescimento em relação ao período homólogo foi de 7,1%, semelhante ao registado no mês anterior, ainda de acordo com o Banco de Portugal. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8