page view

E-Lar esgota e já há quem tenha gasto o vale

Ministra do Ambiente está a negociar o reforço da verba dado o sucesso da iniciativa. Cerca de 40 mil candidaturas deram entrada até domingo na plataforma do Fundo Ambiental.

07 de outubro de 2025 às 01:30

Menos de uma semana depois de abrir, o programa E-Lar esgotou a verba disponível e já está a enviar os vales eletrónicos (’vouchers’) para a compra de eletrodomésticos elétricos, substituindo fogões, fornos e esquentadores a gás. Há já mesmo quem tenha usado os vales e o sucesso da iniciativa está a ser explicado a Bruxelas para que permita a transferência de verbas de outros programas para o E-Lar.

Cerca de 40 mil candidaturas, das quais oito mil em preenchimento, deram entrada até domingo na plataforma do Fundo Ambiental, esgotando assim a verba de 30 milhões exclusivamente destinado a este programa, de acordo com fonte do Ministério do Ambiente. Ao princípio da tarde de ontem, 128 candidaturas aguardavam o Termo de Aceitação - para poderem receber ‘vouchers’ - enquanto 336 vales eletrónicos já tinham sido emitidos. Nove candidatos já tinham mesmo usado o “voucher” na compra dos eletrodomésticos

A maioria dos vales foi entregue ao terceiro grupo, para o qual bastava ter um contrato de eletricidade, ou seja, a classe média. Os restantes grupos - candidatos de casas intervencionadas pelo programa “Bairros Mais Sustentáveis” e beneficiários da tarifa social de eletricidade - registaram menos aprovações para já.

A ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, está a negociar com a Comissão Europeia a possibilidade de reforçar a verba, através da transferência de outras iniciativas. O programa abriu o período de candidaturas às 11h de dia 30 de setembro mas a forte adesão provocou fortes perturbações no sistema informático, que só normalizou no dia seguinte.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8