page view

Encargos para beneficiários da ADSE baixam 11,2 milhões

O limite máximo do copagamento para os beneficiários é de 500 euros no regime convencionado.

19 de dezembro de 2024 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Encargos para beneficiários da ADSE baixam 11,2 milhões

A ADSE, o subsistema de saúde dos funcionários e aposentados públicos, vai aumentar o valor dos reembolsos de algumas consultas no regime livre e aumentar o copagamento de outras no regime convencionado. Nas cirurgias neste regime, os beneficiários pagarão, no máximo, 500 euros, esclareceu ainda a ADSE.

As alterações nas consultas e nas cirurgias e a simplificação de processos no próximo ano foram anunciadas pela entidade que gere a prestação de cuidados médicos a cerca de 1,3 milhões de beneficiários deste sistema de saúde, para o qual os funcionários públicos descontam 3,5% por mês.

Entre as novidades para 2025 conta-se ainda a garantia de que os beneficiários suportarão um custo máximo de 500 euros por qualquer cirurgia realizada no regime convencionado (com acordo com este sistema de saúde).

“A ADSE assumirá todo o restante valor [nas cirurgias]”, garantiu aquela entidade, concretizando que este valor contempla os custos com a cirurgia, honorários, consumos diversos em bloco operatório e em internamento.

No conjunto das alterações, regista-se uma redução dos encargos para os beneficiários, estimado em aproximadamente 11,2 milhões de euros anuais. Por outro lado, há um aumento médio de 6% nos valores pagos aos prestadores do regime convencionado.

No regime livre, em que os beneficiários pagam pelos serviços e depois são reembolsados pela ADSE mediante a entrega dos documentos, passaram a estar disponíveis consultas de nutrição e ainda teleconsultas (ver Alterações). Noutras consultas, foram reduzidos os valores a pagar pelos beneficiários.

Reembolso

O reembolso das consultas presenciais aumenta, em regime livre, de 20,45 euros para 25 euros, representando uma redução dos encargos para os beneficiários.

Nutrição

Uma das novidades das nova tabela da ADSE passa pela disponibilização de consultas de nutrição, no âmbito do regime livre, com um reembolso de 16 euros.

Teleconsultas

A ADSE passa a disponibilizar também teleconsultas, no âmbito das alterações nas consultas em regime livre, com um reembolso de 20 euros, facilitando o acesso à distância.

Copagamento

Nas consultas em regime convencionado, o preço das consultas de clínica geral pago aos prestadores aumenta de 20 euros para 25. O copagamento aumenta de quatro para cinco euros.

Especialidade

Nas consultas de especialidade (exceto as que já têm um preço mais elevado), o valor pago aos prestadores aumenta de 25 euros para 35. O copagamento aumenta de cinco euros para sete.

Oncologia

O preço pago aos prestadores das consultas multidisciplinares de Oncologia mantém-se em 150 euros. Mas a ADSE passa a suportar integralmente a comparticipação do beneficiário.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8