page view

Famílias podem 'respirar de alívio' até 2028: prestações do crédito à habitação deverão baixar

Projeção do Conselho de Finanças Públicas prevê subida da taxa Euribor dentro de dois anos.

28 de setembro de 2025 às 01:30

A taxa Euribor a 3 meses deverá manter-se durante os próximos dois anos e regressar às subidas a partir de 2028. Se as projeções estiverem certas, as famílias poderão respirar de alívio pelo menos nos dois próximos anos, já que a taxa deverá descer de 2,2% para 1,9% em 2026, o que representa uma redução nas prestações mensais a pagar ao banco.

Estas são, pelo menos, as previsões do Conselho de Finanças Públicas para a Euribor, a taxa que serve de referência ao crédito à habitação, e que constam da atualização das "Perspetivas Económicas e Orçamentais 2025-2029", publicada esta terça-feira. A média da Euribor a 3 meses - que tem por base expetativas implícitas nos contratos de futuros - deverá fixar-se este ano em 2,2%, devendo cair para 1,9% no próximo ano, e manter-se em 2027. 

As projeções do Conselho de Finanças Públicas, liderado por Nazaré da Costa Cabral,  apontam um regresso das subidas a partir de 2028, para 2,1%, e depois para 2,3% em 2029. 

A redução das taxas tem baixado o valor das prestações a cada revisão dos contratos a três, seis ou doze meses do crédito à habitação desde 2024, refletindo o corte nas taxas diretoras do Banco Central Europeu (BCE). No entanto, nos últimos dois meses as taxas aumentaram ligeiramente, pelo que, dado o clima de incerteza, as famílias deverão manter-se cautelosas.  

Taxas nos empréstimos

A Euribor a seis meses representava, em julho, 37,96% do 'stock' de empréstimos para a habitação própria com taxa variável. Ainda segundo o Banco de Portugal, as Euribor a 12 M e a 3 M representavam 32,09% e 25,51%, respetivamente.

Reunião do BCE em outubro

O Banco Central Europeu (BCE) pronuncia-se novamente no final de outubro sobre as taxas diretoras. A instituição já fez oito reduções das taxas desde junho de 2024. As taxas diretoras influenciam as Euribor.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8