page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Governo manda trocar sardinha por carapau

Declarações do secretário de Estado irritam pescadores, que dizem não existir alternativa.

12 de janeiro de 2015 às 16:59

O secretário de Estado do Mar sugeriu aos pescadores que arranjem alternativas à pesca da sardinha, de forma a manterem uma atividade sustentável na época do defeso biológico, que impede a captura até ao dia 15 de março. "Temos de notar que não existe só sardinha, há outros stocks, portanto há outras possibilidades de pesca", como a cavala ou o carapau, disse Manuel Pinto de Abreu, remetendo para as organizações de produtores a avaliação da gestão da sua atividade.

Perante estas palavras do secretário de Estado, as associações de pescadores reagiram de imediato. A Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar defendeu não haver alternativa à sardinha para as embarcações de cerco e acusou o governante de não perceber a arte da pesca. "O senhor secretário de Estado não sabe o que é a arte da sardinha nem outra arte qualquer", disse à Lusa José Festas, presidente da associação. Para este responsável, "os barcos para sardinha não dão para outra arte", tal como "uma camioneta para coelhos não leva passageiros [ou] um autocarro não leva porcos".

Para amanhã, está já agendada uma audição parlamentar com o secretário de Estado, pedida pelo PCP, para avaliar o impacto do defeso na atividade piscatória.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8