page view

Governo prepara medidas adicionais para satisfazer Bruxelas

Comissão Europeia quer estas medidas prontas "de imediato".

11 de fevereiro de 2016 às 19:41

O Eurogrupo revelou esta quinta-feira que o Executivo de António Costa vai preparar "de imediato" medidas adicionais para garantir o Pacto de Estabilidade. 

Eurogrupo diz que Portugal pode ter de "fazer mais"

Jeroen Dijsselbloem, líder do Eurogrupo voltou a reiterar a posição da Comissão Europeia de que existem "riscos" de que as metas não sejam cumpridas e é necessário mais. Em Bruxelas, o ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu a cedência. "As medidas serão preparadas para serem tomadas quando forem necessárias", afirmou o ministro.

Confrontado pelos jornalistas, o ministro recusou especificar quais as medidas que vão ficar de prontidão em caso de desvio das metas. Referindo-se ao Orçamento do Estado para 2016 afirmou apenas ter confiança de que "não serão necessárias".

O comissário Europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, "pode e deve apresentar medidas para confortar os mercados".

A Comissão Europeia quer estas medidas prontas "de imediato" mas garante que não exigiu nada em concreto. "Nós não impomos medidas, aguardamos para ver o que será apresentado", afirmou o líder do Eurogrupo. Dijsselbloem recordou que a Comissão Europeia volta a analisar as contas portuguesas em maio, altura em que podem vir a ser necessárias implementar estas medidas adicionais de austeridade para cumprir o Orçamento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8