page view

“Havia fortes indícios”

<strong>Manuel Sebastião,</strong> Presidente da Autoridade da Concorrência sobre investigação aos bancos e falhas na cobrança.

14 de março de 2013 às 02:11

Correio da Manhã – A Autoridade da Concorrência (AdC) fez buscas em 15 bancos mas disse aos deputados que a banca era "confiável".

Manuel Sebastião – É um setor moderno, competitivo, confiável...o que não impede que possa haver uma infração. A verdade é que tínhamos em nosso poder fortes indícios de troca de informação comercial sensível entre concorrentes.

– Dois anos para o processo não é muito tempo?

– Um processo destes tem de ser bem investigado e a investigação não se faz de um dia para o outro. Não temos ainda sequer as provas que foram recolhidas. Elas estão em análise técnica no Ministério Público.

– A AdC só conseguiu cobrar 5,5 milhões de euros dos cerca de 118 milhões em multas. Porquê?

– Porque todas as nossas decisões, com exceção feita às decisões de concentração, foram objeto de recurso para os tribunais. Só conseguimos recolher cinco por cento do valor total das coimas aplicadas.

– E isso não o preocupa?

– Preocupou-me durante todo o meu mandato (nos últimos cinco anos) mas estamos muito esperançados na nova lei da concorrência e no novo tribunal, apesar dos custos logísticos, por ser Santarém.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8