page view

Logo CStudio

Icone informativo

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Gravidez ou queimaduras: o que precisa de saber para cuidar melhor de si e dos outros

Gravidez ou queimaduras? A Pfizer explica o que deve saber para se proteger a si e aos que mais ama.

10 de setembro de 2025 às 16:57

A saúde constrói-se com decisões informadas. E a informação certa, no momento certo, pode evitar riscos, aliviar dúvidas e até salvar vidas. Na nova temporada da série Pfizer Curious, dois episódios exploram temas diferentes, mas igualmente relevantes: a gravidez e os acidentes por queimadura.

Momentos distintos, sim. Mas ligados por uma ideia comum: cuidar de quem mais importa, com base na ciência e na proximidade.

Gravidez: o que esperar, o que fazer, o que perguntar

Receber um teste positivo é o início de uma das viagens mais transformadoras da vida. Mas também pode ser o início de uma avalanche de dúvidas. “E agora?”

O episódio “Gravidez: o que esperar enquanto espera” responde de forma clara e empática às principais questões que surgem ao longo dos nove meses: desde os primeiros sintomas até ao parto. O objetivo? Empoderar com conhecimento e garantir que a grávida, o parceiro e a família sabem o que esperar em cada fase da gestação: o que muda, o que se faz e porquê.

1.º trimestre: sintomas iniciais, primeiras análises, consulta e entrega do boletim da grávida.

2.º trimestre: rastreios genéticos, ecografia morfológica, prevenção de infeções como a toxoplasmose, a sífilis ou a hepatite B.

3.º trimestre: planeamento do parto, reforço da vigilância médica e vacinação recomendada (como a tosse convulsa).

O episódio desmistifica ainda temas sensíveis como o exercício físico, o sexo na gravidez, a alimentação, os cuidados de higiene ou o vestuário e mostra que todas as dúvidas são válidas. Um segmento com uma grávida real ilustra de forma genuína as emoções deste percurso.

Informação clara e apoio médico são essenciais para uma maternidade acompanhada, segura e sem tabus.

Queimaduras: pequenos gestos que podem fazer toda a diferença

Num instante, o inesperado acontece: um salpico de óleo, uma chávena de chá entornada, uma queimadura com o ferro ou no forno. Agir de forma correta e no momento certo pode reduzir a dor, prevenir infeções e até evitar cicatrizes. No episódio "Queimei-me: e agora?", da série Pfizer Curious, são explicados em detalhe os diferentes tipos de queimaduras e os cuidados a ter em cada situação.

O que é uma queimadura? E como se classifica?

As queimaduras são lesões na pele causadas por calor, frio extremo, produtos químicos, eletricidade ou radiação. Classificam-se em três tipos:

1.º grau: atinge apenas a camada superficial da pele (epiderme). Causa vermelhidão, dor leve e sensação de ardor.

2.º grau: atinge a derme (camada mais profunda da pele). Provoca dor intensa, inchaço e formação de bolhas. Pode deixar marcas se não for tratada adequadamente.

3.º grau: lesão profunda, que atinge todas as camadas da pele e pode até afetar músculos ou ossos. Paradoxalmente, pode não causar dor devido à destruição das terminações nervosas. Requer intervenção médica urgente.

A gravidade depende não só da profundidade, mas também da extensão (área afetada) e da zona do corpo. Queimaduras no rosto, mãos, pés, genitais ou articulações são sempre mais delicadas. Há também grupos mais vulneráveis, como bebés, grávidas e idosos, que exigem atenção redobrada.

Além disso, queimaduras causadas por eletricidade ou produtos químicos requerem avaliação médica imediata, independentemente da idade ou extensão.

Como agir em caso de queimadura? Passo a passo seguro:

. Retirar a fonte de calor (ex.: desligar o ferro, afastar-se da chama).

. Arrefecer a zona afetada com água à temperatura ambiente durante, pelo menos, 10 minutos. Nunca usar gelo, pois pode agravar a lesão!

. Não rebentar bolhas.

. Não aplicar manteiga, pasta de dentes ou cremes caseiros. Estes “truques” só aumentam o risco de infeção.

. Proteger a zona com um pano limpo ou compressa esterilizada, sem exercer pressão.

. Avaliar a necessidade de ajuda médica. Se a queimadura for extensa, profunda, envolver zonas sensíveis ou ocorrer em crianças, idosos ou grávidas, procure assistência imediatamente. Em caso grave, ligue 112.

Tratar corretamente uma queimadura pode ser a diferença entre uma lesão ligeira e uma complicação com impacto duradouro.

Uma missão comum: informar para cuidar

Quer esteja a preparar-se para ser mãe, ou simplesmente a cuidar da sua saúde no dia a dia, uma coisa é certa: a prevenção começa com o conhecimento.

A Pfizer acredita numa saúde mais consciente e acessível, com informação rigorosa, partilhada de forma simples e útil. Porque só com literacia em saúde se pode tomar decisões informadas, agir com segurança e viver com mais tranquilidade.

Veja os episódios completos da nova temporada de Pfizer Curious e saiba mais sobre como viver a gravidez com informação e tranquilidade:

Gravidez: o que esperar enquanto espera

Queimei-me: e agora?

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8