Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Jaime Antunes indisponível para liderar a Privado Holding

O empresário Jaime Antunes garantiu, nesta segunda-feira, que poderá ajudar a encontrar uma solução para a liderança da Privado Holding (antiga dona do BPP), mas que não está disponível para assumir o cargo de presidente, em substituição de Diogo Vaz Guedes.
5 de Março de 2012 às 20:11
"Não vou liderar a Privado Holding, mas posso ajudar numa solução", afirmou o responsável, que se encontra no Brasil
'Não vou liderar a Privado Holding, mas posso ajudar numa solução', afirmou o responsável, que se encontra no Brasil FOTO: Vítor Mota

"Não vou liderar a Privado Holding, mas posso ajudar numa solução", afirmou à agência Lusa o responsável, que se encontra no Brasil. Tal como o jornal Expresso noticiou no sábado, Vaz Guedes está de saída e os accionistas da Privado Holding, que detinha o Banco Privado Português (BPP), e que actualmente gere outros veículos de investimento, terão que encontrar um sucessor até ao final de Março.

"O mandato não terminou, mas tomámos a iniciativa de sair. Deixamos a Privado Holding preparada e com uma estrutura simplificada. O grosso do trabalho de gestão está feito", disse à Lusa Vaz Guedes, presidente da entidade.

Sobre o futuro, Vaz Guedes comentou que "deve ser encontrada uma solução de continuidade".

Depois de o Banco de Portugal ter retirado a licença bancária ao BPP, a Privado Holding tem actualmente como principais activos as participações financeiras (Kendall, Kendall 2 e Privado Financeiras são as principais), bem como activos imobiliários, e a colecção de arte Ellipse.

A falta de liquidez da instituição no final de 2008, no auge da crise financeira, motivou a intervenção do Banco de Portugal no BPP. Durante os cerca de 17 meses em que durou a intervenção do supervisor da banca na instituição a principal preocupação das autoridades (Governo, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Banco de Portugal) esteve centrada no problema dos clientes de retorno absoluto.

A solução encontrada pelas autoridades passou pela criação de um megafundo, que recebeu a adesão da quase totalidade dos clientes (98 por cento), bem como pela activação do Fundo de Garantia de Depósitos (FGD) e do Sistema de Indemnização aos Investidores (SII).

BPP privado holding jaime antunes fundo garantias bancos banca
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)