As instalações do Novo Banco, na Rua do Souto, centro de Braga, foram invadidas por manifestantes.
O grupo de lesados do BES que invadiu, esta manhã, uma delegação do Novo Banco em Braga deixaram um "apelo" ao presidente da República e criticaram o supervisor bancário por não lhes dar nem "segurança" nem "respostas".
Numa declaração lida à saída das instalações do Novo Banco, cerca das 16 horas e depois de conversações com agentes da PSP e a gerência da delegação bancária, o representante dos lesados do BES, Manuel Esteves, agradeceu ainda a "solidariedade" demonstrada pelos funcionários que, disse, se consideram também eles "enganados".
As instalações do Novo Banco, na Rua do Souto, centro de Braga, foram invadidas por volta das 11 da manhã, por cerca de 40 lesados do BES que exigiam a devolução das "poupanças da vida" que tinham "confiado" ao banco, então liderado por Ricardo Salgado, empenhando cartazes com palavras de ordem contra o Banco de Portugal e onde apelidavam os responsáveis do antigo BES de "mentirosos" e "gatunos".
"Aguardamos uma resposta do Banco de Portugal e do Novo Banco no cumprimento dos seus compromissos. Estamos solidários com os agentes de polícia que estão aqui e nos dão segurança, algo que o supervisor não tem feito", leu Manuel Esteves que se dirigiu depois aos órgãos de soberania nacionais.
"Apelamos ao Presidente da República, apelamos à Assembleia da República e ao Banco de Portugal", disse, esclarecendo depois que o que desejam "são respostas".
Durante as cerca de 5 horas durante as quais o grupo ocupou as instalações do Novo Banco na Rua do Souto não se registou nenhum incidente, com exceção para uma das manifestantes que perdeu os sentidos e foi assistida no local pelo INEM.
Ao longo do dia os lesados gritaram palavras de ordem contra o governador do Banco de Portugal, contra Ricardo Salgado e contra os gestores bancários de várias delegações do antigo BES. "Fui enganada, estou espoliada dos meus haveres. É uma vergonha, vivermos num país onde os órgãos da supervisão andam à trolha. É uma vergonha, vivermos num país anarca. Temos uma supervisão que diz-se e contradiz-se e nós estamos aqui sem ninguém que nos proteja", disse à Lusa Arminda Gonçalves.
"Não recebi do Novo banco nenhuma indicação do que aconteceu ao meu dinheiro. O que eu sei é pelos órgãos de comunicação social", queixou-se ainda aquela lesada que tinha aplicado dinheiro no chamado "papel seguro", dinheiro esse que "desapareceu".
Outro manifestante, Carlos Capataz, apontou culpas à gestora do balcão do qual era cliente.
"Quem me enganou foi a gestora do meu banco. Mas ela não tem a responsabilidade toda, estava a vender-me um produto podre mas alguém lhe disse também que era bom", afirmou.
"Tinha aqui as poupanças de muitos anos de trabalho. Poupei, sacrifiquei-me e agora estou sem dinheiro", lamentou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.