Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

LUGARES A CRÉDITO NA LUZ COM JUROS A 15 POR CENTO

Começa hoje a venda de lugares nas bancadas poente e nascente do novo Estádio da Luz. Estamos a falar da segunda fase VIP, que se iniciou no passado dia 2 de Janeiro e terminará no próximo dia 16.
6 de Janeiro de 2003 às 00:00
Segundo responsáveis da Benfica Estádio, entidade encarregue de comercializar os 65 mil lugares sentados e cobertos , “o ritmo de vendas tem sido muito positivo. Mais de três mil sócios já adquiriram o seu lugar no novo complexo”.

Recusando-se a divulgar números exactos, os mesmos responsáveis confirmaram que, “embora todos os lugares sejam muito bons, a procura pelos mais caros (com preços entre os 5 500 e 6 000 euros) tem sido muito interessante”.

Para comprar um lugar no novo Estádio do Benfica é fundamental ser sócio. Não é possível a um simples simpatizante adquirir uma cadeira no estádio.
A oferta é diversificada e ao alcance de todas as bolsas.

Os lugares mais caros são os VIP Premium A (6 000 euros) e os mais baratos os Águia B (1 300 euros).
Os sócios que o desejarem podem adquirir os seus lugares totalmente a crédito. A Credibom, empresa do Grupo Espírito Santo, financia até 100 por cento do montante necessário. Os interessados não precisam de ter conta aberta no BES, e apenas têm de pagar 25 euros correspondentes à abertura do processo.

A comercialização dos lugares é feita nas instalações do Estádio da Luz (junto à Loja do Benfica), onde os interessados são recebidos por ordem de chegada.
Após a confirmação do número de sócio, é perguntado ao interessado se deseja recorrer ao crédito. Se a resposta for positiva, é encaminhado para um funcionário da Credibom que, no local, faz a abertura do contrato de crédito e uma simulação de financiamento.

Quem quer ter acesso a um empréstimo tem que ir prevenido: é necessário um documento comprovativo do Número de Identificação Bancária (NIB) e um comprovativo dos rendimentos do interessado (a última declaração de IRS ou os dois últimos recibos de ordenado). Após o preenchimento de um formulário, onde constam os dados identificativos do sócio, as entidades bancárias com quem trabalha e outros rendimentos que possa auferir, a Credibom realiza, no próprio dia, uma análise da capacidade de endividamento.

Cabe ao sócio escolher as modalidades de pagamento (ver quadro), dentro de um prazo máximo de 72 meses . Os especialistas da Credibom podem aconselhar um prazo maior ou menor face ao grau de endividamento de cada sócio.

O recurso ao crédito não sai barato. A taxa de juro praticada pela Credibom é de 15,8 por cento, o que deve levar os sócios do Benfica a fazer contas. Vamos considerar dois exemplos; o lugar mais caro custa 6000 euros. Se o sócio optar pelo crédito em 72 meses, ficará a pagar 128,33 euros por mês. Isto significa que, ao fim dos seis anos de empréstimos vai pagar 9237,6 euros. Mais 3237 euros do que se tivesse pago a pronto. Se reduzir o prazo para 36 meses, pagará no final do empréstimo 7552,4, mais 1552 euros do que o preço a pronto.

O segundo exemplo vai para o lugar mais barato. O preço-base é de 1.300 euros. Se o sócio optar por recorrer ao crédito num prazo de 72 meses ficará a pagar uma prestação de 29,43 euros/mês. No final do empréstimo terá pago 2118,9, mais 818 euros do que o seu custo inicial. Se reduzir o prazo para 36 meses, o que pagará de juros será cerca de 384 euros a mais.

Por último, convém referir que, nesta fase, ao comprar um lugar no novo estádio, os sócios do Benfica estão a adquirir um título especial de reserva, denominado “Título Fundador”, que é válido por um prazo de 10 anos e que pode ser livremente transaccionado entre sócios do Clube da Luz.

Os lugares disponíveis para aquisição de “Títulos Fundador” são os melhores lugares do estádio, seja pelo tipo de cadeira utilizada, quer pela sua localização.
A titularidade de um “Título Fundador” ou a compra de qualquer outro lugar no estádio não permite o acesso gratuito aos jogos. Para que os sócios possam assistir aos jogos é necessário a aquisição de um “Bilhete de Época”.

Com os lugares comprados e o bilhete de época pago, os sócios do Benfica terão acesso a todos os jogos do Campeonato Nacional, aos jogos da Taça de Portugal e aos jogos de apresentação que venham a decorrer no Estádio da Luz e em que a equipa do Benfica participe.

CURIOSIDADES

DESCONTOS

A Benfica Estádio tem um pacote de descontos especiais para famílias e accionistas do Clube. No caso das famílias o desconto proporcionado na compra de um lugar no novo estádio pode atingir os 1100 euros.

OFERTAS

Na compra de um “Título Fundador”, o Benfica oferece um “pacote lembrança” que inclui um cachecol oficial do Clube, um diploma de sócio fundador e uma peça representativa da titularidade do lugar.

EMPRÉSTIMOS

Os sócios que comprem um “Bilhete de Época” têm preferência na compra de bilhetes para as competições europeias, e a possibilidade de emprestar o seu lugar no estádio, a amigos e familiares, sejam eles sócios ou não do Sport Lisboa e Benfica.

COMPRADORES

NUNO GOMES - FUTEBOLISTA

O avançado que o Benfica foi buscar esta época à Fiorentina foi dos primeiros a comprar um lugar para si e para a sua família no novo estádio do Benfica.

MIRA AMARAL - ADMINISTRADOR CGD

O antigo ministro da Indústria e Energia de Cavaco Silva e actual administrador da Caixa Geral de Depósitos também já adquiriu um lugar no futuro estádio.

EUSÉBIO - EMBAIXADOR DO BENFICA

O “pantera negra” e um dos maiores símbolos do Futebol português fez questão de comprar um lugar para toda a família no estádio do clube que o celebrizou.

RUI COSTA - FUTEBOLISTA

O internacional português, formado nas escolas do Clube da Luz e actual “estrela” do Milão, não quis deixar de reservar, desde a primeira hora, um lugar no novo complexo desportivo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)