Investidores aplicaram mais de meio milhão de euros cada.
Perto de duzentos clientes do antigo BES investiram mais de meio milhão de euros em papel comercial da Rio Forte e Espírito Santo Internacional (ESI), vendida aos balcões do BES e cujo reembolso está em risco. Estes duzentos investidores milionários têm entre eles mais de 180 milhões de euros aplicados, cerca de 35 por cento do valor global que os lesados do BES reclamam.
Dentro deste grupo há ainda 60 clientes de retalho com aplicações superiores a um milhão de euros. Ao que o CM apurou, há mesmo casos de portugueses que investiram mais de cinco milhões de euros cada. No total, estes 60 clientes têm 100 milhões de euros investidos em papel comercial. Os clientes milionários – acima de meio milhão de euros cada – compõem, contudo, 8 por cento do universo dos investidores lesados. Da lista de 2508 clientes que investiram neste papel comercial a média de cada aplicação ronda os 200 mil euros.
Os clientes que subscreveram estes títulos de crédito aos balcões do BES reclamam, no total, cerca dos 550 milhões de euros. Banco de Portugal e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários têm trocado argumentos sobre a solução possível enquanto os lesados se manifestam nas ruas do País.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.