Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Monovolumes pagam menos

Os monovolumes vão passar a beneficiar da tarifa de portagem da classe 1, desde que tenham aderido à Via Verde. A decisão foi tomada ontem de manhã em Conselho de Ministros e corrigida duas vezes pelo próprio Governo durante a tarde.
16 de Dezembro de 2004 às 00:00
Actualmente decorrem negociações com as concessionárias para definir as compensações por esta alteração, adiantou ontem o ministro dos Transportes, António Mexia. A Brisa já se manifestou, referindo que as compensações deverão ser “iguais para todas as concessionárias e neutras do ponto de vista financeiro”.
António Mexia, que participou num almoço promovido pela Câmara de Comércio Luso-francesa, sublinhou que “apenas os monovolumes e não os jipes” poderão usufruir desta alteração, ao contrário do que tinha anunciado horas antes a secretária de Estado.
A identificação dos monovolumes que vão beneficiar da redução das tarifas de portagem vai ser feita através das características técnicas e não por características fiscais, esclareceu o Governo.
Numa nota enviada à Lusa, que rectifica o comunicado inicial do Conselho de Ministros, o Executivo esclareceu que são apenas elegíveis “os veículos ligeiros de passageiros e mistos com dois eixos, peso bruto superior a 2300 quilos e inferior ou igual a 3500 quilos, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,10 metros e inferior a 1,30 metros, desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível”.
Entretanto, e tal como o CM noticiou, António Mexia anunciou que o preço dos transportes públicos deverá manter-se inalterado em Janeiro, porque a evolução do preço do gasóleo não justifica um aumento. O ministro sublinhou que não foram compilados os mais recentes dados necessários à fórmula de cálculo do ajustamento trimestral e remeteu uma decisão final para o próximo dia 21.
CURIOSIDADES
A GAFFE DE SOFIA
A secretária de Estado da Presidência do Conselho de Ministros cometeu ontem uma gaffe que lançou a confusão no mercado automóvel. Sofia Galvão afirmou que a tarifa 1 seria aplicada também aos jipes.
VIA VERDE
Só os monovolumes com Via Verde pagam tarifa de classe 1 porque, de outro modo, a Brisa teria de modificar todos os medidores de altura dos veículos que estão nas portagens e isso implicaria custos significativos para a concessionária de auto-estradas.
PESO VERSUS ALTURA
O presidente da ACAP, Hélder Pedro, diz que a associação ainda vai analisar melhor o diploma, uma vez que a ACAP sempre defendeu que as tarifas nas portagens deviam ter em conta o peso e não a altura do veículo para não haver discriminações dentro da mesma categoria.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)