Novo portal entrou hoje em funcionamento reunindo informação e serviços.
O acesso mais rápido aos conteúdos no novo portal da Segurança Social é através das ferramentas de pesquisa "em que podemos ajudar" ou "o que posso fazer online". A nova plataforma, que entrou esta segunda-feira em funcionamento, concentra informações e serviços dos antigos portais da Segurança Social e Segurança Social Direta.
A pesquisa pelo tema no "em que podemos ajudar" está disponível quer na página pública quer na área pessoal, bastando para isso iniciar a sessão (disponível no canto superior direito do ecrã). Se for apenas informação, bastará aceder ao texto informativo geral, mas se for para consultas ou pedidos, então o beneficiário deverá aceder através do botão "o que posso fazer online".
No caso, por exemplo, de alguém querer saber que direitos terá se ficar doente, bastará escrever "subsídio de doença" na área "em que podemos ajudar" e terá toda a informação geral sobre o apoio. Já no caso, por exemplo, de estar a receber esse subsídio e querer saber qual a data de pagamento, deverá em seguida escolher a opção "o que posso fazer online" e entrar na área pessoal.
"Este portal pretende facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a Segurança Social, através de uma interação mais simples e com cada vez mais serviços disponíveis online, que permitem a efetuação de pedidos ou a consulta de processos pessoais, dispensando a ida a um serviço de atendimento para tratar de um assunto", de acordo com o Instituto de Informática. .
Com o novo portal, surgem também novas ferramentas, como a identificação biométrica, e novos meios de pagamento, como o Mbway, entre outras alterações.Até ao final do ano novos serviços serão acrescentados, como adiantou ao CM o presidente do Instituto de Informática da Segurança Social.
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