page view

Portugal com défice já em 2026

Comissão Europeia divulga previsões de crescimento económico para o próximo ano.

18 de novembro de 2025 às 01:30

A economia portuguesa vai crescer 1,9% em 2025 e 2,2% em 2026, prevê a Comissão Europeia, revendo em alta a estimativa para este ano e mantendo a projeção do próximo. Por outro lado, antecipa um défice já no próximo ano, estimado em 0,3 % do Produto Interno Bruto (PIB), não aderindo à visão de excedente do governo de 0,1%.

O comissário europeu da Economia, Valdis Dombrovskis, destacou esta segunda-feira a "situação orçamental bastante estável" de Portugal, com a contínua redução da dívida pública, e o "crescimento económico bastante robusto" este ano e no próximo. "A situação orçamental é bastante estável e o rácio da dívida em relação ao PIB continua a diminuir. Assim, eu diria que a evolução em Portugal é positiva", disse Valdis Dombrovskis, em entrevista a meios europeus em Bruxelas, entre os quais a agência Lusa.

A Comissão Europeia estima que a procura interna portuguesa deverá continuar a apoiar o crescimento económico, antecipa a continuação da diminuição do desemprego e da inflação, que deverá recuar em 2026 e 2027 para 2%. 

A Comissão Europeia atualizou esta segunda-feira  as suas previsões sobre o crescimento económico da zona euro e da UE, que à semelhança das anteriores continuam marcadas pela incerteza devido ao contexto mundial, apesar dos compromissos da União Europeia e dos Estados Unidos para um entendimento comercial que permitiu sanar tensões. No documento, a instituição aponta que Portugal é um dos países que estão "menos expostos" às tarifas norte-americanas, uma vez que apresenta "tanto taxas tarifárias efetivas baixas como exportações limitadas para os Estados Unidos". 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8